quarta-feira, 4 de junho de 2008

Budapest e Viena.

Olá amigos e amigas! É bom estar de volta depois de algum tempo de silêncio neste blog. Como alguns já sabem, estive em viagem durante a semana que passou e tive oportunidade de visitar as duas belas cidades que menciono no título do nosso texto de hoje. Vou tentar levar vocês em fantasia para lá comigo, agora! Fechem os olhos... opa, não, melhor não, daí não dá para ler... Viajemos de olho aberto mesmo!

Em Viena, tive uma passagem rápida, de um só dia, na companhia de um colega de trabalho carioca (que rapidamente me designou para ser seu fotógrafo particular, apesar de minha total inabilidade com essas maquininhas). É uma cidade definitivamente glamurosa, com toneladas de cultura sendo exaladas de cada edifício, de cada esquina, de cada monumento dedicado aos mestres da música e da arte. A riqueza que se vê nos castelos da dinastia reinante na época do império austro-húngaro é algo de uma imponência indescritível. Vale ressaltar também os calçadões supermovimentados com pessoas das mais diversas origens, que dioturnamente superlotam os tradicionais cafés ao ar livre.

Budapest é um daqueles lugares que vale a pena se visitar. O Rio Danúbio, (que, creiam-me, pois não é piada, é a divisa entre Buda e Pest), as praças e os monumentos, os variados estilos arquitetônicos, uma combinação mágica de imagens que proporcionam uma atmosfera tão romântica que me fez desejar ter ao meu lado a mulher da minha vida, que desta feita, infelizmente porém, não pôde estar presente.

Portanto, não posso chamar de programa ideal para o local o city tour que fiz em um ônibus com outros 32 marmanjos dos diferentes cantos do mundo, que tinham em comum apenas os fatos de trabalharem na mesma empresa e de estarem todos ávidos por cerveja. Ah, para não ser omisso, havia também em nosso pequeno mundo de Marlboro uma simpática jovem senhora chinesa recém-casada e séria, além de uma não tão jovem senhora húngara apreciadora de Goulash que era nossa guia turística, logo, nenhum jaguara de plantão se daria bem no grupo.

Felizmente, o "Marlboro City Tour" durou só 3 horas. Programações variadas e situações mais interessantes se seguiram, como três passagens que registro aqui, que foram minhas preferidas:

1) A visita com direito a degustação em uma destilaria centenária de bebidas, nos arredores de Budapest, reconstruída e ultra-modernizada recentemente após ter sido praticamente destruída durante os anos de dominação soviética. Eles produzem um tipo de licor digestivo de alto teor alcoólico denominado UNICUM, ao qual são atribuídas propriedades de cura das mais variadas (combinava bem com o grupo em questão, tenho certeza que vocês entendem o que quero dizer... hehehe);

2) O jantar no restaurante Fortuna, localizado no distrito dos castelos, onde existe uma câmara no subsolo, praticamente uma caverna, que abriga uma pequena linha de produção artesanal de espumantes, na qual os visitantes famosos, ao longo dos últimos séculos, produziram seus próprios espumantes originais, que permanecem em exposição na tal câmara, desde fabricados. Um verdadeiro museu etílico (dizer que também combinava com o nosso grupo de visitantes é desnecessário);

3) A cômica pelada de futebol disputada entre meus colegas de empresa, numa grande fazenda de criação de cavalos e muitos outros bichos, localizada em uma zona rural distante cento e poucos quilometros ao sul de Budapest. Afinal, de que outra forma poderia acabar uma visita a um lugar com tanto gramado plano disponível, tendo tanto homem junto??? Aliás, nunca vi tanto perna-de-pau por metro quadrado. Não me perguntem quem ganhou, pois eu dormi depois de ter bebido algumas cervejas e algumas doses de Unicum. Acordei com o característico barulho do violino da banda de música cigana, que iria animar nosso jantar com direito a performance de dança de três jovens casais em trajes típicos, sendo que os garotos executavam um tipo muito peculiar de sapateado, que de alguma forma me fez lembrar dos "Três Patetas" daquela série antiga de TV!

Evidentemente não pretendia cansar vocês com tantos detalhes da viagem, mas acho que me distraí e já os cansei... hehehe... Abraços,

P.S: Indico abaixo, para aqueles que tiverem interesse, os links para os sites oficiais de informações túristicas de Budapest e Viena:
http://www.budapestinfo.hu/en
http://www.wien.info/

Nenhum comentário: