segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Faz e Desfaz - Renato & Fernando.

Há vinte anos, pouquíssimas pessoas sabiam quem eram João Paulo & Daniel, Leandro & Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, Gian e Giovani... Temos até exemplos bem mais recentes, se pensarmos em cinco anos atrás, certamente poucos conheciam Bruno & Marrone, Cesar Menotti & Fabiano, ou Vitor & Leo... A fama pode acontecer muito rápido, ou nunca. Pode ser duradoura ou um simples flash. Já o sucesso, na minha opinião, é atemporal e não é sinônimo de fama.

Vinte e cinco anos atrás, sim, vinte e cinco, eu costumava passar finais de semana em Brotas, no interior de São Paulo, com um grupo de amigos músicos da vizinha Rio Claro, cidade em que nasci e morava naquela época. Nosso grupo se reunia então na praça central para cantar e tocar violão e, lembro-me com saudade, juntávamos bastante gente lá para ouvir e participar conosco da cantoria. O próprio Daniel, cidadão motivo de orgulho dos brotenses, que vários anos depois alcançou grande fama e sucesso como cantor, era ainda um guri e aparecia na praça para cantar e curtir conosco aquelas tardes musicais.

Menos divulgado na mídia massiva, porém, que também obteve muito sucesso com a música e que continua sendo meu grande amigo desde aquelas tardes em Brotas é o também rioclarense Roger Borin, produtor musical e músico profissional, hoje integrante titular da banda que acompanha o cantor Amado Batista em seus vários shows Brasil afora.

Para você que leu este pequeno relato histórico até aqui e não encontrou os nomes de Renato & Fernando em meio aos tantos que eu citei, parabéns pois chegou a hora! Renato & Fernando lançaram este ano o seu primeiro disco em parceria. Acontece que Roger Borin me apresentou a Fernando, excelente baixista, além de violonista, cantor e violeiro, e nós três compusemos diversas músicas, algumas inclusive estão registradas neste Blog, como "Estrada Sem Saída" e "Malícia".

"Faz e Desfaz", que é uma das faixas do disco de Renato e Fernando, também é uma composição nossa. Pode até ser que a música não fique famosa e a história que contei aqui não vire filme, mas é sem dúvida, assim como este Blog que em breve será um livro, um sonho que se tornou sucesso e que faço questão de compartilhar com vocês. Quem quiser ouvir "Faz e Desfaz" antes da fama, que talvez nunca venha mas pode ser que venha rápido, é só pedir na próxima vez que eu estiver em algum palco! A letra, eu deixo aqui, para vocês, desde já!


FAZ E DESFAZ

(Composta em parceria com Fernando Bredda e Roger Borin)

Tomou de mim o que foi meu

e diz que sou eu quem te maltrata...

Fez o que quis, brincou, pisou,

depois falou que me amava.

Mandou-me embora,

me pôs prá fora,

não dá prá entender esse amor!

Faz e desfaz da minha vida,

não vejo saída,

não sei dizer não!

Se tudo tem que ser do seu jeito,

prefiro por freios no meu coração,

estou sem direção...

Faz e desfaz da minha vida,

não vejo saída,

não sei controlar!

Se tudo tem que ser do seu jeito,

vou soltar os freios, vou deixar rolar

e me apaixonar...

Nenhum comentário: